Lembretes eficazes

LEMBRETES EFICAZES para as PROMESSAS de FIM de ANO

por Kathy Marcondes

Percebi que muitas coisas boas e importantes que ouvi, li ou meditei a respeito se tornaram minhas Promessas de Fim de Ano. Coisas minhas, para comigo, coisas que me prometia fazer no ano seguinte e vida afora. Eram lembranças e hábitos que eu realmente queria manter, honrar…, mas eram esquecidos ao longo do ano.

Eram importantes. Continuavam a ser. Mas, passado algum tempo, o ano deixava de ser novo… E, por algum motivo, eu esquecia. Certamente essas promessas não estavam tão profundo no coração, onde ficam as coisas “decoradas” (dans le coeur)…

Então… comecei a desenvolver “estratégias” e instruções para resistir aos hábitos do meu “velho eu” de esquecer o prometido. Começando por tirar a palavra “não” das minhas promessas. De alguma forma, complexa, que só muita neurolinguística para explicar, é fato que o cérebro passa por cima da negativa e vai se fixando no repetido.

REGRA UM: para evitar esquecer, prefira LEMBRAR que negar!

Nada de “não faça assim!” Prefira premiar e alegrar-se ao fazer, que punir-se, se esquecer alguma negação!

REGRA DOIS: o sucesso no cumprimento de uma promessa depende do DISCERNIMENTO ao defini-la.

Discernimento + alegria = entusiasmo. Entusiasmo gera força. Com força repetimos, repetimos, repetimos, repetimos… até que se torne natural, um verdadeiro aprendizado, aquilo que nos prometemos e queremos cumprir!

Elaborei então, e que quero partilhar com você, algumas INSTRUÇÕES para ter êxito no Ano que vem! Se resolver praticar… daqui a 1 ano… me diga, por favor, o que achou e se realmente funcionou!

.

..

INSTRUÇÕES PARA LEMBRETES EFICAZES:

  1. Reflita bem e faça uma lista honesta de suas promessas e lembretes para si mesmo. Mas, só do que fizer realmente sentido! Se auto enganar o fará perder a confiança em si mesmo. Use todo o discernimento possível de quem você realmente foi e fez durante o ano, e de quem você quer treinar vir a ser no Ano Novo. Torne as diferenças que existem em METAS a serem alcançadas. Seja claro. Escreva simples. Seja gentil, mas evite ser solene. Lembretes de coisas importantes de si, para si mesmo, devem ser íntimos. Deve escrevê-los de forma bem clara e corajosa para você entender-se.
  1. Escolher quais serão seus lembretes é o mais importante. A vida é temporal. Tempo é muito importante. Teremos tempo só para algumas “Todas”? Impossível. Então, priorize. Comece por priorizar essa avaliação anual de si, nada de “promessas” genéricas, complicadas, para o ano que vem. Pode tomar um bom TEMPO de sua vida: pensar, listar o que INSERIR, o que TROCAR, o que MUDAR, o que RETIRAR e o que priorizar. Mas valerá a pena! Torne o que você quer para si mesmo coisas bem PRAGMÁTICAS. Escreva tudo na forma de ações, escolhas, decisões, atitudes… tudo deve ser factível. Se a primeira lista ficar imensa: corte. Se a segunda versão ainda tiver idealizações: corte. Já estamos nos treino do que é, mesmo, na prática, priorizar: significa que alguma coisa sempre fica de fora.
  1. Definida a lista, providencie o suporte para espalhar os lembretes listados. Planeje… pensar onde os deixará pode exigir algumas compras ou aquisições para tudo dar certo. Canetinhas? Plástico? Papel colorido? Post it? Um curso de tecnologia ou aperfeiçoamento no uso do seu celular e outros eletrônicos? Fita durex colorida? Pincel de escrever em vidro? Leve isso muito a sério! Faça disso uma nova prioridade: engajar-se com alegria (e criatividade) na própria auto reformulação. Lembretes bem escritos, engraçados, claros, joviais, na sua letra ou na de crianças que lhe emocionam, até lembretes em forma de desenhos ou recorte e colagem, tudo, tudo, tudo vale! Se houver discernimento em como chegar ao IMPORTANTE, passando pelo SIMPLES e pelo ALEGRE seus bilhetes serão uma agradável lembrança, farão um sentido divertido, criativo e evolutivo! Tudo de bom! Sim, “tudo de bom” dá algum trabalho!
  1. Para as “obrigações” formais inventaram-se os mecanismos tecnológicos na AGENDA, no CALENDÁRIO, nos LEMBRETES de dispositivos eletrônicos (celular, tablet, computador, etc…) ou nos ALARMES de relógios. Só que essas coisas são impróprias para Promessas de Fim de Ano se estes dispositivos forem usados sem criatividade e autenticidade. Alguns de seus LEMBRETES podem até ficar dispostos dentro destes aplicativos, mas somente se tiverem uma

[ redação surpreendente ] ,

ou  🧐 engrasssada 😂 ,  ou adequadíssima à data 📆,  ou criativamente disposta numa hora 🎯 ou de um jeito próprio… de tal forma que se justifique e se identifique que aqueles lembretes são os informais. Serão sua lembrança para si mesmo. Isso é especial. Isso faz o compromisso aparecer e firmar-se!

Vale lembrar-se de algo do tipo:

  • deixar escrito uma Carta de Amor para a criança que você foi, agendada como seu e-mail para si mesmo, no seu aniversário. Agradeça-lhe tudo e lhe conte o que já conseguiram conquistar até agora,

 ou

  • no dia de São Francisco de Assis (4/10) agende em algum dispositivo lembrar que você tirará uma dúzia de roupas desnecessárias do armário,

ou

  • no dia X programe para ser lembrado de pagar o pedágio de quem vier atrás de você.

Ou seja, valem quaisquer mecanismos digitais desde que combinem com aquilo que você discerniu que quer se lembrar de fazer e ser. Faça dessa “pegada” de seus LEMBRETES personalizados com o máximo de cuidado, uma etapa do próprio compromisso com essas Promessas! Isso o ajudará a cumprir.

  1. Surpreenda-se com alma e coração, logo, ponha sua Alma, Criatividade e seu Coração no que vai “agendar” digitalmente e/ou no que vai fazer de LEMBRETE manualmente para si mesmo.
  1. É, em geral, insuficiente apenas listar (pelo discernimento) e agendar (em quaisquer suportes) seus LEMBRETES. Para aumentar a chance de funcionar a sua estratégia comprometer-se de lembrar de PROMESSAS SIGNIFICATIVAS é preciso:
  • rever os escritos várias vezes, surpreendentemente, em lugares e situações completamente inusitadas na sua casa e na sua vida…

  • achá-los, segui-los, rir deles, associá-los a coisas boas e engraçadas…

  • descobri-los atrás da última lasanha do congelador…

  • no fundo da máquina de lavar…

  • dentro do último par de meias limpas…

  • no fundo da gaveta de pasta de dentes, ou dentro da caixinha delas…

  • grudado no Título de Eleitor…

  • no final da fila dos sabonetes, dentro da embalagem de um deles (compra um monte, esconde em janeiro e esquece) …

  • na caixa de velas quando acaba a luz da cozinha…

  • entre os pijamas de inverno que se usa pouco…

  • no meio da pilha dos guardanapos da cozinha, no último pacote deles…

  • entre um litro de azeite e o outro, bem disfarçadinho, ao final…

.

RESUMINDO: os escritos devem brincar com você, brincar com seu esquecimento habitual de si, fazer você rir e certificar-se de que realmente se empenhou: deu-se o cuidado de planejar todas aquelas surpresas boas só para si mesmo. Isso fará parte do sucesso desse projeto desde o início! Capriche!

.

  1. Observação sobre os famosos bilhetes de geladeira: redefina mensalmente os bilhetes de geladeira, vá trocando de frase e de cor, mantenha os LEMBRETES bem curtos e simples, mas novos!!! Perder a novidade faz os olhos deixarem de enxergar. Varie os bilhetes de geladeira e também os escritos no espelho do banheiro. Passe na papelaria para comprar lindas cores diferentes de pincéis que escrevem em vidro (toda papelaria tem, compre para ter em casa e use-os inusitadamente, deixam a letra de qualquer um super linda!) Pode escrever com eles na sua geladeira também, a tinta aguenta sem absorver nada, sai com pano úmido!
  1. Plastificar alguns LEMBRETES pode torná-los com o formato de cartões o que é muito interessante: vai na carteira, cai sem querer no fundo do carro, sai junto com o cartão de crédito no Supermercado, despenca no balcão de uma loja qualquer numa hora imprevista… enfim… plastificar pode levar a lugares inusitados a sua letra e a sua escrita: neste caso use CÓDIGOS na sua comunicação consigo mesmo… e ria muito de as pessoas serem incapazes de compreender o que diz seu Cartão Plastificado PSM (para si mesmo).
  1. Coisas de Saúde, como vacinação, dentista, preventivos quaisquer… são ótimas obrigações eventuais do ano que podem lhe oferecer a possibilidade de pedir ajuda para alguém entregar de volta a você, sua própria lembrança. Mande para seu médico ou dentista e peça para que eles lhe entreguem aquilo que você pediu para o fazerem, “em mãos”. Peça para esses seus prestadores de serviço (seu geriatra, seu cardio, seu dermato, seu endócrino, seu clínico, seu gineco, seu fono, seu nutro, etc…) “cliparem” na sua fichinha e lhe entregar. Certamente vão estranhar. E, depois que você explicar, vão copiar sua ideia! Vão invejar seu compromisso com sua vida e alegria!! Garantido! Como você, todos eles têm do querem se lembrar, pode faltar coragem… mas vai sobrar admiração por você. Se a reação de alguns deles for muito intransigente, considere os concorrentes, por razões óbvias: “Nem só de pão vive o homem”. Nem só de tecnologia se alcança a saúde integral. Confie: alegria e bom humor são muito importantes, contagiosos, graças a Deus!
  1. O cérebro tem o dom de aprender. Mas, se o coloco para aprender a viver sob stress, aprende também. Se adapta, coitado. Se tento ensinar a ele algo mais radical: trocar o dia pela noite, dormir pouco e mal, por exemplo, o pobre órgão chia, tentando aprender uma forma de me levar ao descanso de qualquer jeito: lá vem os brancos… os esquecimentos… a irritação nas atividades. Logo, para estarmos aptos a relembrar quem queremos ser e viver, há uma regrinha de ouro: dormir bem. Ignorar a sede vem em segundo lugar como a segunda pior forma de levar o cérebro ao cansaço extremo.

Conclusão: Adiar um copo de água e dormir 30 minutos depois do que poderia deve ser desaprendido. Você deve praticar o contrário. Sempre procure superar-se dando o seu melhor para lhe prover de ÁGUA e SONO. Com frequência. Com afinco. Com prioridade. Dedique-se particularmente a sono e água para aprender a investir nas lembranças de valor.

  • Certificados de Garantia” ou “Prazos de Validade” são inexistentes para coisas importantes da vida: para a saúde, para o amor, para a amizade, para nossas certezas e verdades… Nem mesmo para a própria vida! Tudo que é valioso corremos o risco (intrínseco) de perder. Assim, e por isso, viver é correr riscos. Fique, portanto, em paz com isso. Nem tenha medo demais, nem se exija uma ausência total do medo de perder ou da saudade do que perdeu. Uma dose, igual a de sal em salada, é o suficiente: um punhadinho de medo. Com esse tanto bom de medo, dá para aproveitar a corajosa experiência de viver, ainda que no risco, e, por isso mesmo, amar e aproveitar a aventura vivendo-a com sabor! Cada parte vivida: as boas, as simples, as suficientes, as desafiantes… são como a uma grande dádiva. Logo, seu LEMBRETES DEVEM FORTALECER essa sabedoria, minuciosamente. Os bilhetes devem deixar claro, para si mesmo, tudo que verdadeiramente ama. Até o cheirinho de pão fresco, – se você amar isso – deixe claro e bem lembrado para si mesmo!! Gratidão. Alegria!! E os bilhetes devem deixar claro, ainda, que é AGORA o tempo de aproveitar cada Amor e cada Graça que se tiver para viver nessa vida!
  1. Por fim, para que você tenha espaço para lembrar e cumprir suas promessas, pratique os verbos: limpar, arrumar, guardar, jogar fora… Isto faz bem aos armários, porta-malas, arquivos de fotos, documentos de computador, papéis antigos, sapatos em caixas velhas, gavetas de depositar “depois vejo”… e também à mente. Limpar, arrumar, guardar, jogar fora serve principalmente para a mente. Se esvaziar de lembranças vãs, velhas mágoas, velharia emocional, ruído de comunicação, vaidades e apegos inúteis é uma faxina inadiável semanalmente, que abre espaço para seu cérebro funcionar melhor. Onde houver clareza e espaço, seus LEMBRETES vão ressoar e enraizar-se, o novo vai subir pelas raízes e chegar ao topo de sua árvore mental… deixando-a mais ampla e forte, como só as boas metáforas nos conseguem fazer perceber! Feliz Ano Novo!

LEMBRETES  2022: FAÇA SER NOVO!