Um rabino para cristãos conhecerem

Rabino Abraham Joshua Heschel ainda une judeus e cristãos

por Amanda Achtman

Por quase dois anos, um grupo de jovens profissionais judeus e cristãos se reuniu a cada duas semanas para explorar as obras do rabino Abraham Joshua Heschel no contexto de um clube do livro.

Selecionando cuidadosamente as datas de encontro em feriados judaicos e festas cristãs, e revezando para levar lanches kosher para uma residência estudantil católica, o grupo – do qual eu fazia parte – investigou três livros e alguns ensaios de uma das maiores figuras judaicas do século XX.

Por que decidimos dedicar nosso clube do livro à leitura de Heschel? O que tornou o Rabino Heschel, falecido em 1972, relevante e convidativo para nós hoje? E por que Heschel é um rabino que todo cristão deve conhecer?

[…]

Em um discurso de 1963, o Rabino Heschel declarou que “racismo é satânico, um mal absoluto” e perguntou: “Quem deve prevenir a epidemia de injustiça?” No mesmo discurso ele disse:

O profeta é uma pessoa que sofre os danos causados ​​aos outros. Onde quer que seja cometido um crime, é como se o profeta fosse a vítima e a presa. As palavras raivosas do profeta clamam. A ira de Deus é uma lamentação. Toda profecia é uma grande exclamação: Deus não é indiferente ao mal! Ele está sempre preocupado, Ele é pessoalmente afetado pelo que o homem faz ao homem. Ele é um Deus de pathos.

Em tudo, Heschel trazia não só a história do Holocausto, mas também sua experiência pessoal e existencial dele. Ele nasceu em Varsóvia em 1907 e chegou a Nova York em 1940. Sua mãe e irmãs foram assassinadas no Holocausto e ele nunca mais voltou ao país onde nasceu.

Além da clareza moral que ele derivou de seu estudo da Bíblia, e em particular de seu trabalho de doutorado que acabou sendo publicado como The Prophets, Heschel também foi um pioneiro nas relações judaico-cristãs. A teóloga católica Dra. Eva Fleischner resumiu as contribuições do Rabino Heschel ao Concílio Vaticano II da Igreja Católica, dizendo: “Temos aqui o fenômeno extraordinário de um pensador religioso judeu, totalmente, profundamente judeu, de uma longa linha hassídica, que não apenas alcançou e tocou a vida de teólogos cristãos e dois papas, mas que influenciou o resultado do relacionamento da Igreja Romana com os judeus por meio da declaração Nostra Aetate do Vaticano II.”

O rabino Heschel também cultivou uma forte amizade com o cardeal Bea, o jesuíta alemão que é considerado o principal arquiteto da declaração inovadora promulgada pelo Papa Paulo VI que repudia formalmente o anti-semitismo e insiste na grandeza do “patrimônio espiritual comum aos cristãos e judeus”.

Não é exagero dizer que as amizades tornadas possíveis por meio de nosso clube do livro de Heschel são em parte o resultado desses diálogos construtivos entre os pensadores judeus e cristãos que nos precederam. Na verdade, não apenas estamos discutindo uns com os outros como judeus e cristãos da geração millenial, mas também colocamos nossas tradições em conversação em todo o clube do livro. Tornou-se natural para nós, portanto, unir o rabino Jonathan Sacks com C.S. Lewis e o rabino Joseph Soloveitchik com o papa João Paulo II. Onde poderíamos ter sido inicialmente reticentes em compartilhar nossas respectivas tradições, Heschel deu a todos nós a confiança para fazê-lo.

O que torna Heschel convidativo?

Para a nossa primeira reunião do clube do livro, discutimos o ensaio de Heschel “Nenhuma religião é uma ilha” e convidamos cada participante a dizer o que o motivou a se juntar ao grupo.

[…]

A maneira de o Rabino Heschel levantar questões é imaginativa e provocativa. Por exemplo, ele escreve: “É o homem livre que pergunta: Por que eu deveria estar interessado em meus interesses? Quais são os valores que devo sentir necessidade de servir? ”

Uma única linha pode capturar nossa imaginação por meses, por exemplo: “Como devo viver a vida que sou?” Em Who Is Man?, Heschel nos ensina que nossa vida não é tanto algo que temos, mas alguém que somos. Nossas vidas são uma tarefa e, como ele diz em outro lugar do mesmo livro, “O conteúdo desta tarefa devemos adquirir”.

[…]

Meus amigos e eu achamos Heschel concreto e prático, significativo tanto no nível existencial quanto no social. Embora ele estivesse sempre abordando os problemas de sua época, Heschel fala conosco porque esses problemas permanecem em nossas vidas agora. Temos a sensação de que o que ele diz nos preocupa.

Um Rabino para Cristãos

A primeira palavra dita pelo primeiro a reconhecer o Cristo ressuscitado é uma saudação afetuosa de Jesus como rabino. E enquanto Jesus continua sendo o rabino proeminente para os cristãos, mais e mais cristãos estão começando a abrir seus corações para a sabedoria dos rabinos modernos em nossa própria época. Existem alguns motivos pelos quais Heschel merece estar entre eles.

Em primeiro lugar, este site é chamado de “A Mentalidade Bíblica” e a vida e as obras de Heschel são permeadas pela imaginação bíblica. Para Heschel, a tarefa da educação é explicar o que significa viver à semelhança de Deus. E para isso, pensou, não basta confiar apenas em textos. Ele disse: “O que precisamos mais do que qualquer outra coisa não são livros, mas de pessoas. É a personalidade do professor que é o texto que os alunos lêem; o texto que eles não esquecerão. ”

Na verdade, precisamos de exemplos éticos – de “pessoas do texto” que viveram e vivem com gratidão, responsabilidade e reverência. Não é esta a mesma exortação que encontramos no livro de Tiago, que diz: “Mas sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes”?

O rabino Abraham Joshua Heschel continua reunindo judeus e cristãos para cooperar nas tarefas práticas de humanização da cultura, animado pelo pathos dos profetas com vistas a restaurar a imagem sagrada da pessoa humana no mundo.

Alcançar isso exige que os cristãos vejam qualquer forma de anti-semitismo como completamente antitética ao cristianismo e assumam a responsabilidade de fazer algo a respeito. E uma vez que o conhecimento é um pré-requisito para o amor, é importante que os cristãos se familiarizem com os judeus, do passado e do presente, para discernir, como disse Heschel, “o que podemos fazer juntos”.

Começando Heschel

Heschel escreveu amplamente e, portanto, se você está procurando um lugar para começar, eu recomendaria The Sabbath: Its Meaning for Modern Man, a coleção de ensaios publicada sob o título Moral Grandeur and Spiritual Audacity, ou seu breve e luminoso livro Who is Man? Se você gostaria que Heschel acompanhasse sua leitura das Escrituras, certifique-se de verificar The Prophets. In This Hour contém os escritos de Heschel na Alemanha nazista e no exílio em Londres.

Quando concluímos nosso clube do livro de Heschel, voltamos às palavras com que começamos. Este, diz Heschel, é o propósito da cooperação inter-religiosa:

Não é lisonjear nem refutar um ao outro, mas ajudar um ao outro; compartilhar percepções e aprendizado, cooperar em empreendimentos acadêmicos no mais alto nível e, o que é ainda mais importante, procurar no deserto por fontes de devoção, por tesouros de quietude, pelo poder do amor e cuidado pelo homem. O que é urgentemente necessário são maneiras de ajudar uns aos outros na terrível situação do aqui e agora, com a coragem de acreditar que a palavra do Senhor dura para sempre, assim como aqui e agora; para cooperar na tentativa de trazer uma ressurreição da sensibilidade, um reavivamento da consciência; para manter vivas as centelhas divinas em nossas almas, para nutrir a abertura ao espírito dos Salmos, reverência pelas palavras dos profetas e fidelidade ao Deus Vivo.

Judeus e cristãos modernos têm muito a aprender com o legado duradouro de Heschel.

REFERÊNCIA:

ACHTMAN, Amanda. Rabino Abraham Joshua Heschel ainda une judeus e cristãos. Disponível em: https://hebraicthought.org/rabino-abraham-joshua-heschel-ainda-une-judeus-e-cristaos/. Acesso em 15 nov. 2021.

COMENTÁRIO de Kathy Marcondes:

Toda vez que um texto nos mostra a história dos grandes pensadores parece que conseguimos perceber que, praticamente todos os grandes – mesmo -, defenderam, cada um no seu próprio tempo e contexto, os mesmos princípios espirituais que ainda tentamos preservar e praticar. Tolerância. Diálogo. Respeito interreligioso. Essas palavras ressoam em nossas necessidades de reflexão e posicionamento ainda hoje, em pleno tempo pós-pandêmico. Gratos aos grandes mestres expressamos nossa gratidão aqui, a este Círculo de Leitura… refazendo os caminhos… e nos ajudando a trilhar!🙏🏻