ANSIEDADE

A linha mágica

Quem de nós, transportando para nossa própria situação existencial, não se colocou por alguns momentos na situação de Pedro? Quem não quer que de vez em quanto o tempo pare. E que de vez em quando o tempo voe... Quando as imagens da infância e da juventude de Pedro nos transportam para o lugar das lendas... das histórias ingênuas e antigas que nos falam das virtudes... tudo parece ir manso... e concordamos: não devíamos aceitar coisas de desconhecidos na rua. Mas... aceitamos. Aceitamos deixar entrar no nosso celular e nossa mente tantas coisas... tantas e tantas formas de “matar” o tempo! Penso que essa história singela e absolutamente direta nos pode levar a uma reflexão das mais urgentes no tempo e no espaço em que vivemos, na sociedade em que vivemos: como vamos administrar as distrações, os convites para acelerar, facilitar, desenvolver, as promessas de mais resultado, menos esforço e felicidade “garantida”? Não cabe a nenhuma outra consciência – que não a nossa própria – administrar o TEMPO de VIDA que temos... As linhas podem ser curvas ou retas... são mágicas! O tempo não. O tempo é irremediavelmente inexorável e — por tanto — nosso melhor Instrutor. Aproveitemo-lo!

Ansiedade e depressão em adolescentes – artigo científico

Este artigo ajuda a perceber a associação de dois diagnósticos (depressão e ansiedade) na adolescência, numa tentativa de clarear a necessária observação de critérios muito específicos para justificar o uso de medicação farmacológica nesta idade.

Meditação reduz o estresse e muda o cérebro – artigo

Este texto aponta estudos científicos sobre a meditação realizados por Sara Lazar, neurocientista do Hospital Geral de Massachusetts e da Escola de Medicina de Harvard. A meditação prova-se, aqui, como prática que pode modificar, positivamente, o cérebro do praticante.

Pode-se aprender “calma”

A natureza quando experimentada a qualquer hora ou em qualquer lugar guarda o segredo de ensinar calma: a calma das coisas, a calma dos ciclos que se sucedem, a calma dos sons que são o que são... na hora que são... em perfeita harmonia com o que são. Aprendamos.

Toda emoção começa num pensamento

Quando tomamos consciência de que um pensamento pode se tornar uma toxina, um mau hábito, um disparador de emoções negativas: então sabemos por onde começar nossa cura! Pelo primeiro PENSAMENTO, por aquele que dispara tudo isso.

2021-07-15T15:10:24-03:00
Ir ao Topo