INSÔNIA

Alternativas para quem tem insônia

Neste artigo a insônia é, caracterizada como uma dificuldade que tem múltiplos fatores desencadeantes. Depois de determinar a causa... muitos especialistas tem sugestões de o quê se pode fazer para que a insônia possa interferir menos na saúde do insone. Apenas uma é a concordância genérica, não importa o especialista ouvido: dormir MAL faz enorme MAL a saúde física e mental de qualquer pessoa! Atenção! Por exemplo, algumas pessoas têm uma perturbação ou uma dor que as acorda. Certos problemas médicos podem produzir uma perturbação do sono.

Aspectos do tratamento da insônia na Atenção Básica

Este artigo apresenta de forma sucinta uma conclusão surpreendente: que embora cientificamente se saiba que a insônia não deve ser tratada preferencialmente de forma medicamentosa (pelo uso de fármacos) e sim por processos comportamentais, o fato é que este grande problema de saúde é majoritariamente enfrentado como um problema de solução médica/clínica através de uma prescrição de medicação.

Depois de uma noite mal dormida

Fernando Pessoa dispensa completamente as grandes introduções sobre o que pode vir a ser a experiência de lê-lo. Simplesmente, leia-o.

Insônia: aspectos diferenciados para a insone do sexo feminino

Esse artigo bem esquemático, conciso, traz a percepção clara de que a INSÔNIA relaciona-se com os hábitos de vida e com as dificuldades sociais enfrentadas pela pessoa. As mulheres em sua extenuante jornada social e pessoal são a maioria dos que sofrem de Insônia e isto deve-se não ao seu gênero, mas as condições de enfrentamento da vida as quais são submetidas as mulheres em tantas diferentes idades.

Pensando a insônia a partir do ponto de vista da alimentação

Essas dicas de alimentos que podem nos ajudar e outros que podem nos atrapalhar a dormir são úteis para nos decidirmos, sem hesitação, a associarmos todas as causas de nossas insônias e as afastarmos com rigor!! A saúde do sono é fundamental para a saúde psicológica!!

Pensando como tratar da insônia

Texto onde consideramos variados caminhos para o tratamento da insônia a partir da reflexão da diferença entre oferecimentos mercadológicos que colocam o insone na posição passiva e, seu contrário, a posição ativa de comprometer-se com o próprio sono saudável. Uma reflexão sobre a insônia como caminho de revelação de um cuidado maior e mais específico que estamos precisando nos dispensar!

2021-07-16T18:46:06-03:00
Ir ao Topo