PSICOLOGIA E ARTE
Introdução – Psicologia e Arte
O vasto campo das Artes se constitui em material de inestimável riqueza para reflexão psicológica. O benefício da sempre aberta possibilidade de reinterpretação das obras nos oferece a metáfora ideal para a ressignificação de nossas dificuldades e para o estabelecimento de novas metas para nossas vidas!
A imagem do poço no conto “A escrita de Deus” de Jorge L. Borges
Apresentando o caráter arquetípico, criador e terapêutico da imagem do poço na obra de Jorge Luis Borges "A escrita de Deus" - o décimo segundo conto do livro "O Aleph" -, este vídeo discute a profundidade psicológica da busca que leva a silenciosa e inenarrável conquista de eu profundo e superior.
A quietude do feminino na pintura de Vermeer
As obras de Vermeer (pintor holandês do século XVII) refletem o simbolismo da quietude feminina à sua maneira. A complexidade e intensidade das emoções femininas aparecem em suspensão nos seus intrigantes retratos silenciosos. Aqui, um ponto de vista psicológico nos ajuda a refletir e aproveitar mais da eloquência da pintura deste mestre refinado, capaz de dizer muito, com pouco.
This is Us: a série – conversando com Cristiano Carvalho
Reflexões sobre a série "This is Us" com o educador Cristiano Carvalho. Aqui vários aspectos psicológicos inspiradores e desafiantes são discutidos através do debate das entrelinhas na trama magnífica de uma família americana (que bem pode nos fazer pensar a de todos nós 🙂 ). A Arte Cinematográfica e Psicologia se alinham nessa imperdível avaliação do que é um entretenimento de qualidade.
4,3,2,1 – Big book in 4 books: Interview with Cristiano Carvalho
Entrevista com Cristiano Carvalho sobre o livro "4321" de Paul Auster, discute a questão das pequenas decisões rotineiras que acabam por determinar os grandes acontecimentos e percurso de nossa Vidas. In english 🙂 para praticarmos e nos divertirmos ouvindo um professor e uma aprendiz... hahahahha
Lições de uma carta (será de amor?) na pintura de Veermer
O detalhamento da pintura "Mulher de Azul lendo uma carta" nos permite avaliar, aqui, o impacto do amor na psicologia feminina e a majestosa capacidade de Vermeer em expressar os símbolos das emoções através de detalhes pictóricos de singela elegância e eloquência.
