PSICOLOGIA E ARTE

A imagem do poço no conto “A escrita de Deus”

Após ler o conto "A escrita de Deus" de Borges, na íntegra (o mais espetacular conto do ponto de vista da literatura borgiana, ostentando infinitas possibilidades interpretativas devido a impressionante quantidade de símbolos e metáforas brilhantemente narrados) se pode seguir para ESSE TEXTO de nossa autoria que é, apenas, um ensaio comentando do ponto de vista psicológico o magistral conto borgiano. Apenas mais um pequeno acréscimo as interpretações possíveis.

A poesia Haikai – dizer muito com pouco

Este texto nos estimula a estudar mais o haicai e, quem sabe, “cometê-lo” vez por outra. Enquanto exercício estético e poético traz uma possibilidade imensa de permitir trânsito de energia psíquica entre os sistemas psicológicos – o que em si já é muito saudável. Mas, a autora nos acrescenta o entendimento de que sua apreciação frequente permite, até mesmo, que aprendamos a fazer essa fala concisa, porém significativa. Dizer pouco falando muito! Escrever pouco significando imensidades! Haicai!

Aprender – uma poesia sobre a fala/escrita que liberta

Na poesia “Aprender” a gente pode apreender que há escapes para o "não-saber-dizer" o que deve ser dito: escrever! Escrever é terapêutico! Leitura é terapêutico e este poema é convite e prova de verdade dessa afirmação.

2021-10-24T16:04:49-03:00
Ir ao Topo