Projetos

PARCERIAS DE TRABALHO

Alguns de nossos PROJETOS DE TRABALHO no decorrer da vida foram de tal forma fecundos que suas lembranças têm, para nós, a mesma característica imagética de uma Grande Árvore. A pequena semente… cresce… transformando-se, assim, em algo completamente diferente… A árvore nos “lembra” da semente, mas não mais se parece com ela… desdobrou-se em muitas outras coisas e participa de muitas outras formas do mundo onde a semente penetrou pequenina. Lembro das parcerias terem começado sempre tão pequenas e hoje… muitas daquelas sementes são minhas grandes lembranças de gratidão… Aqui apresentarei algumas delas.

A Vida realizada é uma vida, necessariamente, em movimento.

As sementes das árvores que plantamos voam para lugares que nem imaginávamos…

Relacionar todos os alunos maravilhosos que se transformaram em grandes e admiráveis profissionais ou mencionar todos os colegas de trabalho que se tornaram grandes amigos e mestres… seria uma tarefa copiosa e extensa. Que alegria por isso!!  As atividades e produções de Extensão Universitária e Pós-Graduação foram, por muitos anos, verdadeiras usinas de aprendizagens significativas e encontros com idealistas maravilhosos e suas “máquinas voadoras”… cabeças de pensar e corações de sentir… inúmeras sementes lindas que prosperam e já semeiam novidades.

A antiga professora coruja e colega saudosa, sempre ainda aprendiz, sorri, anônima nas redes sociais, ao vê-los tão lindos e falantes… participantes… inpiradores…

Tantas sementes… tantos projetos vida afora…

Nominar todos esses projetos… só no Currículo estendido. Logo, aqui falaremos apenas daqueles projetos mais “alegres”… e dos mais recentes, especialmente “muito alegres” (como o Rabino Nilton Bonder costuma dizer que é a escolha que temos: nos sentir alegres ou muito alegres, com todas as coisas da Vida).


A ORDEM DE APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS ABAIXO

As parcerias de trabalho e o valor de trazerem a experiência da amizade, nos ensinaram a confiar no fato simples e despretencioso de que a Vida sabe tudo, apoia e sustenta os Projetos no qual “ela” tiver interesse. Sabemos que algumas sementes demoram muito para germinar. Outras sementes são teimosas e resistentes, enfrentando longos invernos… Por isso, apresentaremos os projetos dos mais recentes para os mais antigos. A Vida decidirá os resultados dos atuais, alguns bem embrionários ainda. A eles entregamos o nosso melhor. É o possível. Assim, frente a uma nova ideia-sonho-semente, mesmo que embaraçosamente sem a resposta: “quem lerá um site?”, a alegria das parcerias travadas para esse material estar aqui agora disponível para sua leitura… foi o que nos fez nos dedicar a arquitetura desta ideia. Longe da opção de “monetizar”, “não escrever muito” e “falar de forma bem simples”… decidimos fazer bem autenticamente o que não nos parece confortável (a exposição) ou necessário (há tudo de tudo na internet), mas o que nos traz alegria, para nós e aos muito próximos de nós, quem sabe, e, longe da moda e da facilidade, sonhamos com: textos e textos, palavras e mais palavras, necessidade de envolvimento do leitor no entendimento do propósito e no intercâmbio de ideias!

Quando uma ideia-sonho-semente persiste como essa persistiu… e, sobretudo, se nos alegra o coração planejar e sonhar com você se relacionando com este projeto… então não nos cabe outra postura… a não ser honrar essa semente. Plantar e replantar. Não nos cabe o julgamento do mérito. O mundo é complexo demais para julgarmos qualquer matéria como definitivamente por nós compreendida. Nos cabe a alegria do caminho dos projetos e parcerias, “apenas” isso. Alegria de semear e esperar que os que forem chegando desfrutem das sombras de árvores pelo caminho, como nós mesmos o fizemos, tantas vezes.

Esse site que você agora lê, essa ideia-sonho-semente, é a expansão do território da PSICOLOGIA CLÍNICA voltada para resultados, na direção de novos terrenos de trabalho. As Especializações em diferentes ferramentas terapêuticas nos fizeram reconhecer a oportunidade que os tempos “pós-pandêmicos” trouxeram ao exigir a renovação e ampliação dos saberes disponíveis a sociedade e ao público. O academicismo que não interage também não instrui, não se renova e não serve a sociedade humana em momentos de crise. Ao contrário, a integração das ciências e da Psicologia, em particular, com novas tecnologias educacionais expande os horizontes de todos os envolvidos. Especificamente para a Psicologia esses tempos perguntam:

  • qual serão as novas e eficientes interfaces para se disponibilizar conteúdos que façam sentido e eco na vida das pessoas, na de nossos parceiros profissionais, na dos amigos, na dos jovens terapeutas, dos pacientes atuais e dos antigos?

A necessidade dos novos tempos não é apenas uma necessidades digital. É, também, uma exigência de autenticidade, resolutividade, esperança e confiabilidade, convocando a Psicologia a prestrar um serviço oportunamente mais instrutivo, construtivo e interativo.

O lugar profissional da psicoterapia verbal continua intacto, um domínio técnico específico do diálogo íntimo entre duas pessoas lúcidas, num espaço confidencial (presencial ou on-line) dedicado a relação psicoterapêutica, regulamentado por leis. Portanto, longe de ser possível imaginar uma psicoterapia por leitura de tela, o que a Psicologia Clínica e a prática psicoterapêutica madura nos fundamenta dizer é que a leitura de textos não é o domínio da “psicoterapia”, e que ler textos não produz efeitos comprovadamente “psicoterapêuticos”. Contudo, a Psicologia aprendeu através de suas mais diversas ferramentas terapêuticas (vide as PICS, por exemplo) que a informação correta e legalmente transmitida, como quando lemos um texto autoral referenciado, permite ao leitor obter a certeza daquele ponto de vista como sendo apenas um ponto de vista autoral, ainda que psicológico ou vindo de um profissional em psicologia. O caráter livre de uma busca ativa em qualquer plataforma na internet deixa os buscadores frente a resultados que nem sempre estão legal e corretamente referenciados. E isso confunde e dificulta o discernimento. Se, dentro da liberdade da busca na internet, um buscador ativamente se envolve na seleção, lê um autor corretamente referenciado como sendo o autor e, inclusive, lê o comentário do texto autoral, então neste site, este lugar que pretendemos ser, fornece um material literário (e não psicoterapêutico) que instrui e clarifica o leitor. A atitude de escolher e discernir o que se quer continuar a ler, concordando ou discordando de um comentário (que, portanto, não é uma “verdade” a ser aceita), pode beneficiar o leitor oferecendo informação, cognição, elaboração e apreciação emocional diferenciada, positiva e enriquecedora. Ler é muito diferente de assistir passivamente. Ler é uma atividade elaborativa. Esteja ou não num processo psicoterápico, aquele que escolhe exercer-se como livre leitor de texto (considerando que, do ponto de vista conceitual, texto é tudo que comunica e, portanto, permite a troca e interação cognitiva com aquela dada intervenção no real), desperta em si um diálogo interior com outros aspectos antes inauditos de si mesmo que aparecem ao ler. A reflexão posterior e/ou a partilha do que se leu pode estender esse diálogo para além daquele já feito com o autor do texto, junto aos seus novos comentadores. Por fim, aquilo que enriquece um ser humano, enriquece toda a cadeia de associações que aquela criatura traça e desempenha. Quanto mais selecionada for a leitura e seus desdobramentos, mais diálogo, mais repercussão social, mais humanos desdobramentos. Oportunizar o “ler e reler-se“, é o objetivo da semente deste projeto… que abriga outros…

Carecemos enquanto civilização de estruturas sociais plenamente democráticas e igualitárias, mas também de uma perspectiva ética de maior respeito as sabedorias que não nascem apenas da cientificidade. As CIÊNCIAS, claro, mas também as ARTES e as TRADIÇÕES DE DIFERENTES ESPIRITUALIDADES, bem como tantos outros diferentes movimentos que reclamam por Sustentabilidade (quer no ambiente de nosso planeta, de nosso país, de nossa casa, de nosso corpo e, sobretudo, de nossa mente) e por Convivência Pacífica (com nossas inúmeras e crescentes diversidades), nos enriquecem e nos definem enquanto seres humanos e sociais. A contribuição da Ciência Psicológica pode ser, entre outras, a do reconhecer e divulgar o quanto pode fazer por sua própria saúde e educação aquele que procura o autoconhecimento e o autodesenvolvimento. A boa leitura, de qualquer texto significativo – com concordância ou discordância fundamentada do texto lido, seja ele qual for – é um fundamento e uma ferramenta para a saúde mental e para o  desenvolvimento psicoemocional. Este site pretende ser uma fonte de leitura selecionada e promoção de diálogo com seus internautas/leitores (não deixe de nos escrever, quer sejam ideias ou sugestões, o formulário está em INTERCÂMBIO DE TEXTOS). Quiçá essa semente vá longe… até você…

Abaixo relacionamos outros projetos a esse associados, pelas parcerias de trabalho ou pelas leituras que promoveram e promoverão (assim esperamos)!

Boa leitura dos nossos Projetos… desses que são e foram algumas das maiores alegrias do cultivo… do caminho

TEXTO CERTO NA HORA CERTA

Em 2020 foi criado o Podcast TEXTO CERTO NA HORA CERTAem parceria com Sarah Arrigoni e com a colaboração inestimável de vários amigos. Com suas vozes, estes profissionais trouxeram a diversidade tão necessária aos objetivos deste Projeto. Materializado na forma de áudios, os textos literários organizados em episódios, apresentam os comentários de quem os selecionou, provando que o trocadilho: “a coisa certa, na hora certa” funciona.

Ao escolher e dedicar-se a ouvir literatura comentada, o ouvinte define que, naquela sua hora, aquele certo texto se transforma num material rico em simbologia e significado, de forma particular, para aquele ouvinte, naquele momento.

A literatura universal unida a um breve comentário de quem escolheu um “certo” texto, ganha nesse Projeto a oportunidade de ser ouvida na “hora certa” do ouvinte, ou seja, quando quiser. O episódio disponível em várias plataformas gratuitas on-line, pode ser propagandeado ou ouvido novamente, quando o ouvinte desejar.

O que realmente o Projeto objetiva é que aos poucos os ouvintes possam se tornar nossos colaboradores, além de tradutores especiais da nova significação construída a partir da velha autoria ouvida no Podcast, na sua hora certa.

“CURAR É TRADUZIR”     Marc-Alain Ouaknin

Os episódios do canal “Texto Certo na Hora Certa” estão disponíveis no Spotify, Anchor, Google Podcast e outras plataformas:

Quem somos e o que temos neste Podcast

Apresentação introdutória do canal “Texto certo na hora certa”

ouça na Web
Spotify

“Sacralidade da atenção”

Áudio que fortalece a importância sagrada da atenção para o desenvolvimento

OUÇA NA WEB
SPOTIFY

Intercâmbio de textos

Depois de ouvir os episódios, se você quiser colaborar conosco, na sua “hora certa”, sugira seu “texto certo” para novo áudio, enviando por aqui.

enviar

PSI – (P)ROBLEMA (S)OLUÇÃO (I)DEIA

A possibilidade de divulgar textos de potencial biblioterapêutico, ou seja, textos que podem facilitar o processo de desenvolvimento psicológico ou tratamento psicoterapêutico, é uma das inúmeras vantagens da internet. O conhecimento fica acessível.

Entretanto, é necessário um mínimo “percurso” para que o leitor descubra o texto com o qual vai “conversar” e através do qual vai “ressignificar” seu mundo interior. O Projeto PSI tem, exatamente, o objetivo de reunir e dispor textos de potencialidade biblioterapêutica, de forma a possibilitar esse caminho de interface construtiva e instrutiva, simultaneamente.

Neste projeto, parcialmente desenvolvido neste site, os autores podem hospedar seus textos e classificá-los dentro de uma lista de categorias pré-determinadas de:

PROBLEMAS aspectos complicados, patológicos ou desconfortáveis do comportamento e das emoções humanas

SOLUÇÕES virtudes, práticas, reflexões, disciplinas ou ampliações de perspectiva de análise

e IDEIAS associações criativas das questões “psi”-cológicas com outras áreas do conhecimento.

Quando o leitor internauta objetiva o que quer ler através de seus cliques, escolhe entre leituras selecionadas e potencialmente facilitadoras de sua reflexão ampliada e benéfica, justamente a respeito do que escolheu ler. Se esse mesmo leitor, a partir da leitura do texto, relembra ou associa um outro texto, pode enviá-lo por e-mail, para nossa base de dados; pode sugerir a localização do mesmo dentro das possibilidades PSI (Problema, Solução e Ideia) e, assim, mais um texto, com as observações do leitor, é adicionado.

Novos leitores estão sempre se tornando, dessa forma, potenciais re-escritores de suas leituras favoritas, as colocando em novas categorias de análise e reflexão. Um profissional da área da psicologia ou de outras áreas da saúde, pode aproveitar o link dos textos do site, para enviar para as pessoas que julgar que se beneficiariam da leitura.

Obviamente “leitura”, “maratonar série” ou ir a um museu não é Psicoterapia, nem substitui a atividade psicoterapêutica. A indicação biblioterapêutica (de citações, livros, artigos, contos, histórias, filmes e palestras no Youtube) é apenas uma das ferramentas do psicoterapeuta, que coloca a Cultura e a Literatura à serviço do autoconhecimento e da própria psicoterapia (quando a pessoa responde a essa metodologia). Qualquer ampliação da possibilidade de diálogo terapêutico e da formação de símbolos é aliado valioso no processo psicoterapêutico.

CORAGEM PARA SER INTEIRO – “o” resumo de décadas de docência

O livro “CORAGEM PARA SER INTEIRO – A psicologia de Jung e sua perspectiva terapêutica” é a mais recente publicação, lançada em abril de 2019. Leitura seminal sobre o que os fundamentos da PSICOTERAPIA de abordagem junguiana. Disponível para venda na Editora Portas (27.996065360), enviando para todo o Brasil.

é uma aventura ler as 377 páginas em tamanho A4… mas vale pena: Coragem!!

A Coragem de declarar-se inteiramente comprometida com as palavras de um texto que diz, dizendo! Le Chaim!

Obrigada Família… pelo tempo roubado!

Qualquer tipo de leitor, familiarizado ou não com a Psicologia Analítica pode aqui descobrir e compreender Jung! Arrisque!! Coragem!!

SUMÁRIO / APRESENTAÇÃO / PRÓLOGO / INTRODUÇÃO                            

CAPÍTULO 1:  UMA VIDA. MUITAS BIOGRAFIAS.

1.1. HISTÓRIA DO VELHO MESTRE    

1.2. PARA LER OS ESCRITOS DE JUNG

CAPÍTULO 2:  PANORAMA TEÓRICO. CORAGEM.

2.1. A EPISTEMOLOGIA DA PSICOLOGIA DE JUNG

2.2. A CONCEPÇÃO DE UM PSIQUISMO EM MOVIMENTO E INTERAÇÃO: CONSCIÊNCIA, INCONSCIENTE PESSOAL E INCONSCIENTE COLETIVO

2.2.1. PERSPECTIVAS DO OLHAR

2.2.2. A CONSCIÊNCIA E O INCONSCIENTE

2.2.3. O INCONSCIENTE PESSOAL E O COLETIVO

2.2.4. OS COMPLEXOS E OS ARQUÉTIPOS

2.3. OS PROCESSOS DE AUTORREGULAÇÃO PSÍQUICA

2.3.1. A VOLIÇÃO

2.3.2. O SONHAR

2.3.3. A EXPERIMENTAÇÃO ARTÍSTICA

2.3.4. A PARTICIPAÇÃO RELIGIOSA

2.3.5. O ADOECER PSICOLÓGICO

2.4. O PROCESSO DE INDIVIDUAÇÃO

2.4.1. A SENDA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

2.4.2. A METÁFORA DA TRAJETÓRIA HEROICA

2.4.3. A VIRADA DA DIREÇÃO DO DESENVOLVIMENTO

CAPÍTULO 3: O CAMINHO PSICOTERAPÊUTICO. SER INTEIRO.

3.1. O PENSAMENTO TERAPÊUTICO QUE NASCE DA EXPERIÊNCIA

3.2. OBJETIVOS DA PSICOTERAPIA  

3.2.1. CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES SOBRE O VOCÁBULO

3.2.2. O ACORDO ENTRE AS PARTES DA DÍADE TERAPÊUTICA

3.2.3. A SINGULARIDADE INDIVIDUAL

3.2.4. A OBJETIVIDADE DAS ETAPAS DA VIDA HUMANA

3.3.  O PROCEDIMENTO PSICOTERAPÊUTICO

3.3.1. O PSICOTERAPEUTA

3.3.2. MÉTODOS E FERRAMENTAS DE TRABALHO TERAPÊUTICO

3.3.3. APRENDIZAGEM, CURA E ALTA

CONCLUINDO. NÃO ACABA.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

TEXTOS SÃO SEMENTES – algumas parcerias


O TEXTO CERTO NA HORA CERTA

Escrito em Parceria com Sarah Arrigoni!! Projeto de Vida!! Obrigada amiga!!

Esse livro aborda como descobrir, produzir e retirar cada vez mais e mais PROVEITO da leitura!! Essa excelente ferramenta terapêutica!!

Livro disponível pela Editora Portas (27.9996065360).



PORTAS ABERTAS – ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM COLETIVA EM ENFERMARIA HOSPITALAR

Escrito em Parceria com Rafaela Feijó! Parceira de anos em Psicologia Hospitalar! Gratidão!

Esse livro aborda o surgimento da Psicologia Hospitalar, a teoria de sustentação dessa prática e analisa, passo a passo, com todos os exemplos para poderem ser duplicados em outras enfermarias, a trajetória do Projeto Porta (Prêmio de Melhor Trabalho Brasileiro em Psicologia Hospitalar no ano de 2010). Os PROJETOS TEMÁTICOS desse programa são inspirações de trabalhos em Psicologia Hospitalar para todos os extensionistas, enfermeiros e médicos que passaram pelo Program Portas nos seus 21 anos de exitência ininterrupta.



GAIA, UMA SEMENTE – EDUCAÇÃO AMBIENTAL INTERDISCIPLINAR

Escrito com Walter Có! Gratidão!! Grande trabalho… uma mudança de minha vida!! 🙏🏻

Esse livro relata o trabalho em Educação Psicosocial e conscientização da Teoria de Gaia realizado com todos os professores da rede pública de ensino do Espírito Santo no final dos anos 90. Trabalho de fôlego que passou por todos os municípios e, depois, se tornou esse texto de exímio caráter didático apresentando a correlação do entendimento de Quem Somos e Onde Estamos nesse planeta, com a possibilidade de construção de pessoas mais saudáveis, comprometidas com o Meio Ambiente e a Preservação e, sobretudo, mais felizes!! O propósito é a luz da vida!



O QUE OS OLHOS VEEM O CORAÇÃO SENTE – PRODUÇÃO ARTÍSTICA EM ENFERMARIA DE NEFROLOGIA

Embora sem co-autoria direta, as fotografias são dos artistas da Enfermaria de Nefrologia do Hospital da Associação dos Funcionários Públicos, a quem devo a riqueza simbólica das imagens. O que meus olhos viram, os e leitores reviram e todos ficamos com o coração ampliado de admiração, orgulho e aprendizado sobre a força da beleza, nascida da alma – especialmente das que enfrentam corpos em severa dificuldade! Grata por todo o aprendizado!



PALAVRAS ABERTAS – POESIAS

Escrito com muitas mãos, esse livro de poesias atravessa as décadas encantando e potencializando a palavra livre!! Gratidão aos poetas!!


“Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de biblioteca”

Jorge Luiz Borges

porque um livro abriu tantos para ser escrito… e quem o lê reabre o diálogo infinito dos seres humanos de um coração para outro… confessando nossas paixões e caminhos…

Projeto Portas

O Programa Portas foi um trabalho pioneiro de Psicologia Hospitalar no Espírito Santo, premiado como o melhor trabalho brasileiro em Psicologia Hospitalar, que estendeu-se ininterruptamente como Extensão Universitária (a UFES prestando atendimento no Hospital da Associação dos Funcionários Públicos em Vitória, ES) de 1995 a 2016. Treinando centenas de estagiários de Psicologia e beneficiando diretamente a uma comunidade de pacicentes portadores de IRC por duas décadas o Programa Portas tinha como metodologia o engajamento da comunidade hospitalar, particularmente os pacientes, em PROJETOS TEMÁTICOS dos mais variados envolvendo Ciência, Arte e Cultura. Mais de 10 livros foram escritos envolvendo diretamente a avaliação desse Programa. 11 Exposições de Arte foram realizadas.

UMA VEZ PORTISTA, SEMPRE PORTISTA!

A PSICOLOGIA HOSPITALAR REUNIU A PSICOLOGIA AO SEU INÍCIO E REINTEGROU NOVAMENTE AO CONCEITO DE SAÚDE A DIMENSÃO DA PSIQUE.